Comunicado


Em finais de Outubro de 2020 a Direcção de uma IPSS decidiu instaurar um processo disciplinar a uma dirigente do nosso sindicato por esta, agindo conforme o que lhe é exigido, desde logo enquanto dirigente sindical, ter entendido não dever cumprir com uma ordem ilegal, emanada da Presidente da Direcção da Instituição onde trabalha, que consistia em exercer as funções de Ajudante de Cozinha, quando detém a categoria de Ajudante de Acção Educativa de 1.ª, o que, se tivesse aceitado, para além de ter que exercer funções que são completamente distintas e incompatíveis, teria representado uma passagem ilegal do nível XIII para o nível XVI da categoria profissional.
Apesar de todas as tentativas da Direcção do Sindicato para que a referida Presidente da Direcção da Instituição reflectisse sobre a ilegalidade da ordem emitida, numa atitude do que classificámos ser de arrogância irresponsável, decidiu instaurar um processo disciplinar à nossa dirigente, a trabalhadora mais antiga da Instituição, do qual resultou a sua suspensão de funções do dia 9 ao dia 13 do mês de Novembro de 2020.
Tal atitude mereceu que, em protesto, a Direcção do Sindicato tivesse reagido convocando uma vigília à porta da Instituição no dia 9 de Novembro, 1.º dia da suspensão de funções aplicada à dirigente sindical e ainda com a instauração de um processo judicial no Tribunal do Trabalho.
Finalmente, no passado dia 11 de Março de 2021, a nova Direcção eleita da Instituição contactou a nossa dirigente sindical comunicando-lhe que, reconhecendo a ilegalidade das sanções que lhe tinham sido impostas, está disposta a ressarci-la dos prejuízos económicos causados, eliminar o registo do processo disciplinar e, numa atitude de humildade, honestidade e respeito por quem trabalha, que merece o nosso louvor e elogio, emitir um pedido de desculpas formal.
Este é mais um exemplo de que vale a pena lutar e de que quanto mais unidos estivermos mais hipóteses de sucesso teremos. Como sempre dissemos: SE FORMOS À LUTA PODEREMOS GANHAR OU PERDER, SE NÃO FORMOS À LUTA PERDEMOS DE CERTEZA!

Sindicaliza-te











Autorizo que os meus dados pessoais, acima identificados, sejam tratados pelo STSSSS para efeitos de sindicalização, nos termos do Regulamento Geral de Protecção de Dados.